Tenho 44 anos. Em 15 de Dezembro de 1996 dei o meu último caldo. Passaram-se 17 anos... Aqui contei parte da minha história...

sexta-feira, julho 21, 2006

Persistência?

“Normalmente é assim que começa o tráfico. Connosco foi assim mesmo. Tínhamos carro o que era o ideal para fazer de transporte a quem queria ir comprar e assim ganhar a "representação". Posteriormente já não havia carro e a situação invertia-se, eram os outros que nos procuravam para nos dar boleia. Chegando à conclusão que isso não era rentável e passámos a ir a Lx à boleia (100km + ou -), pela auto-estrada, todos os dias ( e às vezes 2 vezes por dia e às vezes sem dinheiro no bolso)Nunca ficámos a pé uma única vez!! Sinónimo da persistência e vontade de um toxicodependente que tudo o que quer, consegue! Deve ser das poucas qualidades que não se deveria perder ao se largar o vício não achas” Maria H

Maria, mais uma vez o teu comentário complementa perfeitamente aquilo que eu vivi e aquilo que eu senti, no entanto desta vez tenho dúvidas se persistência será a palavra correcta para utilizar.

Persistência seria se, aquilo que um drogado faz para atingir os seus propósitos fosse resultante da vontade própria, e normalmente o que acontece não é isso. O que se passa é que o poder do cavalo ou da branca é brutal, e é a necessidade de conseguir obter mais e mais para consumir que faz com que um drogado vença todas as barreiras e derrube todos os muros até satisfazer as suas necessidades.

No meu caso, a determinada altura, deixou de haver vontade própria, a minha vida passou a ser controlada por duas grandes forças, a dependência traduzida no pedido do corpo para consumir, e o medo, o medo da ressaca.

Deixo aqui este pensamento, não sei se concordas comigo, mas se calhar persistência é capaz de ser suave de mais para o que um drogado é “obrigado” a fazer para satisfazer as necessidades do vício.

3 Comentários:

Blogger Lipa disse...

Tens razão!
Dá que pensar...
Já agora deixo aqui um "recado" á Maria H, que podia fazer também um blog com as suas histórias, tenho a certeza que iria gostar muito... e iria ajudar tal como ajuda este excelente blog...

Beijinhos e bom fim de semana!

10:51 da manhã

 
Blogger Maria H disse...

Eu digo persistência porque acho que é mesmo persistência. Vou tentar explicar: tu dizes, e muito bem, o que um drogado é obrigado a fazer para satisfazer as necessidades do vício...sim é verdade, faz coisas que não lembra ao diabo, e que em estado "puro" não as faria. Até aí tudo bem. O que eu quero demonstrar com a palavra persistência é o facto de eu acreditar que, por mais baixo que se desca, por mais na merda que se esteja, os princípios, e o carácter do indivíduo continuam lá, podem estar mais ou menos camuflados, mas se eles antes existiam não é a droga que os vai apagar. Isto é um pouco complexo de se explicar, mas concluindo, eu costumo dizer que um drogado age de forma inconsciente conscientemente. Talvez seja uma tentativa minha de não querer dar ao facto de ser drogado, a imputabilidade que nós por vezes tentamos dar, por pena, por desculpa de nós mesmos, por justificação, enfim como forma de explicar a "coisa". Acho que a palavra persistência pode ser entendida um pouco como a palavra teimosia. tem as duas vertentes: virtude e defeito. depende da maneira como a utilizamos. Olha, acho que já me perdi no "paleio", pode ser que da próxima vez eu consiga fazer-me entender melhor.

Agora para a lipa : agradeço a tua sugestão, mas sinceramente gosto mais de observar e comentar. Nos blogs que tenho não abordo esta questão. Não por qualquer tipo de problema mas talvez por perguiça, sei lá... Gosto mais de falar sobre mim ao vivo, pessoalmente, ver os olhos das pessoas e registar as suas reacções no momento...e olha que tem sido uma experiência muito enriquecedora.
De qualquer modo obrigada pelo apoio que tens dado ao blog do EU e continua a visitá-lo pois vale a pena. Bjs e bom fim-de-semana para todos.

4:27 da tarde

 
Blogger Unknown disse...

é deves ter razão, a palavra persistência é um pouco "soft" quando se fala em dependencias...
Passo aqui também para deixar um beijinho, eu vou de férias e não poderei comentar ou publicar no mês de Agosto! Em Setembro estarei de volta
~Bjokitas

3:00 da tarde

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial